quarta-feira, 21 de março de 2007

Ciberespaço


Pode-se dizer que o ciberespaço "virtualiza" os espaços concretos? De que forma?

Sim, um fotolog por exemplo, é um espaço criado concretamente de relações interpessoais, que se virtualiza ao serem publicadas através de imagens e textos, bem como através dos comentários de pessoas conhecidas em relação ao que foi publicado.
O espaço concreto é virtualizado, quando encontramos informações e descrições sobre ele no ciberespaço.


Pode-se dizer que o ciberespaço complexifica os espaços concretos? Pq?

Depende da maneira como as informações são dadas, por exemplo, para pesquisarmos alguma coisa em um site, temos que clicar em diversos links interconectados, até chegar ao local desejado, ou seja, a informação não é dada simples e direta e quando achamos diversos sites com o mesmo assunto pesquisado, sempre ficamos em dúvida em relação a qual deles terá o que realmente procuramos.

Virtualize um espaço concreto.

Virtual é o novo, o desconhecido. Poderia virtualizar meu apartamento, ao descrevê-lo neste blog.
Ex: Eu moro no 2° andar do edíficio Araxá, meu apartamento têm 9 peças, dentre elas, uma sala, uma cozinha ampla, uma área, dependência e banheiro de empregada, três quartos e um banheiro. O quarto maior estão minhas irmãs gêmeas, dentro dele, tem um guarda-roupas grande, uma cômoda, duas camas e uma enorme caixa de brinquedos. No meu quarto têm um guarda-roupas, uma cama, duas prateleiras, ecrivaninha para o computador e muitos acessórios de decoração. No quarto da minha mãe, têm uma cama, um guarda-roupas, uma cama e um bidê com tv. Na sala, temos um sofa, duas poltronas, uma estante com tv, dvd, video-game... Na cozinha temos uma geladeira, uma mesa e quatro cadeiras, um fogão e um armário grande e por fim a dependência de empregada, onde fica a máquina de lavar roupas, uma mesa, ferro de passar e muitas caixas.