quarta-feira, 25 de abril de 2007

Corpo e Ciberespaço


Encontrar, na web, um exemplo de pós-humano e ciborgue. Explicar.

A criogenia pode ser considerada um exemplo do pós-humano. Através do congelamento de células tronco, o homem pode armazenar a informação genética do seu corpo em forma de células que poderão trazer-lhe benefícios no futuro. Armazenando hoje células sangüíneas do cordão umbilical de um bebê, no futuro essa pessoa poderá ter acesso a células capazes de se desenvolverem e substituir parte de seu corpo (ou, quem sabe um dia, seu corpo inteiro), caso tenha algum problema de saúde como câncer ou AVC. Assim, o ser humano dribla a morte, transcende as limitações do seu corpo, e faz um “update” nele com as informações versáteis que foram armazenadas.

Uma pessoa utilizando uma prótese robótica de uma mão, por exemplo, pode ser considerada um ciborgue. A pessoa passa ser um hibrido de homem e máquina, a fim de obter uma melhor qualidade de vida. Essa superação de uma deficiência de seu corpo é considerada por Hayles um ciborgue técnico e por Lemos um ciborgue protético, ou seja, alguém que teve seu corpo recondicionado pela técnica e é dependente dela agora para desempenhar suas funções.


Construir um avatar de si e de um colega.
www.elouai.com ou www.sp-studio.de




O meu avatar, foi baseado no meu modo de vestir e nas cores que mais gosto. Sou loira, sou totalmente eclética, tanto no estilo de me vestir, quanto para gostos musicais. O fundo com imagens de claves e teclas de piano, demonstram o que mais gosto de fazer, que é cantar. Amo a arte no geral!!!


Este outro avatar, é uma representação de como vejo meu colega Glauber. Uma pessoa simples por dentro e por fora. Me baseei nas suas características mais marcantes, como o modo de se vestir, o cabelo curto e a pele clara. Ele gosta muito de azul e preto, porém, até agora, só o vi com camisetas azuis claras e calça jeans hehehe por isso o representei assim.


Explicar como se deu o processo de identificação Avatar-Pessoas em seu trabalho.

O avatar que escolhemos é uma reperesentação de como nos vemos e como queremos, mesmo que inconscientimente, que os outros com quem interagimos nos vejam, ou seja, ele comunica e oferece uma previa de como deve ser nossa personalidade, quais podem ser nossos interesses, preferencias, sentimentos etc.